domingo, 25 de setembro de 2011

UM CONVITE DA PAZ: TRANSFORMANDO A DOR EM FLOR!

LEMBRANÇAS DE UMA MÃE
Por: Iara da Silva Machado

Amada filha Raiza,

Revendo nossa história, tal como um filme lembro sua chegada, quando a enfermeira anunciou que pelo som do seu choro você iria ser cantora.
Ainda bebê quando lhe ofertava meu leite você conversava comigo pelo brilho do seu lindo olhar.
Quando nos primeiros passos, nas primeiras letras e palavras você falou VOVÔ, antes de enunciar: MAMÃE & PAPAI, senti que você já reconhecia o valor dos ancestrais mais velhos, e dali os honraria como o fez enquanto aqui esteve entre nós.
Ainda criança, dos 6 aos 13 anos segurava bebês nos braços em abrigo de crianças como se fosse “uma velhinha”, e vez por outra dizia que tal ou qual bebê gostaria de levar prá casa.
Por vários anos foi a “netinha” de bondosos amigos e amigas que visitávamos em caravana na Colônia Getúlio Vargas, onde a hanseníase afastava ainda aquelas almas de um convívio social. Ali estava você sentada ao colo de alguns deles com a alegria de quem veio doar-se.
Na juventude, linda jovem você se tornou!!! E em desabrochando vi durante dois anos seus olhinhos brilharem apaixonados por “FI”... E você viveu esse amor juvenil com todo direito e intensidade de quem deixa e de quem leva uma marca de alegria no coração.
Ao passar para faculdade de Serviço Social tinha o sonho de trabalhar em penitenciária e justificava: quero ajudar esses criminosos, assassinos, marginais, através do meu coração. Eu acredito mamãe, que o mundo pode ser melhor! Se eu não acreditar nisso como poderei ser uma boa assistente social? E completava o pensamento dizendo: Eu acredito que se deve dar condições para uma nova chance. E eu respondia feliz: Minha filha, eu tenho tanto orgulho de você!
Fechando os olhos posso vê nossas preces à mesa agradecendo o pão de cada dia...Vejo nossos evangelhos no lar toda semana e você lendo as passagens do novo testamento e comentando-as com sua firmeza e beleza...
O silêncio diante das confusões emocionais a sua volta e o respeito ao lugar de cada um, inclusive ao seu próprio direito de viver em paz lhe fez uma JOVEM GIGANTE NA DECÊNCIA, DIGNIDADE E VERDADE.
Você me fez uma pessoa melhor com sua passagem na minha existência e certamente na vida de muitos outros que aprenderam a lhe amar...
Honro sua forma autêntica de ser e sinto muito orgulho do empréstimo que Deus me fez permitindo que estagiasse como sua mãe aqui...
Minha filha, meu maior tesouro te devolvo à Casa do Pai com a consciência tranqüila do dever cumprido. Quero aprender a transformar a dor e a saudade em trabalho no bem como lhe prometi no passado.
Que Maria Santíssima lhe cubra, meu amor, com seu manto de luz, e de onde você está possa fazer brilhar mais ainda a sua luz, ajudando a nós outros que ficamos no aprendizado da falta incomensurável que sua presença física faz, a confiar que a providência divina não desamparará a nenhum de nós.
Hoje sei que a vida não nos separou, e sim nos tornou UMA, por que a energia poderosa do amor não cessa nunca. Então, filha da minha alma quero ficar na luz para que você sinta a luz. Quero está na paz para que você seja paz. 
Quero lhe devolver a Deus em profunda gratidão pelas inúmeras memórias e lembranças que levarei para sempre no meu coração da história de amor que compartilhamos.
EU TE AMO MEU BEBÊ!!! FIQUE BEM!!! RECEBA O MELHOR DO MEU SER!!!
UM DIA VAMOS NOS ENCONTRAR E SERÁ UMA CELEBRAÇÃO MARAVILHOSA, POR QUE AMBAS ENTÃO TEREMOS CUMPRIDO MAIS UMA TAREFA PARA NOSSA ELEVAÇÃO.
Você cantou realmente sua canção nesta vida, e o nome desta canção se chama: RENÚNCIA.
Vá para a luz, lá onde brilha o SOL é a sua morada!!!

Beijos da mamãe.


CARTA PARA RAIZA

Raiza meu amor!

Só hoje estou lembrando que nestes seus mais de dezessete anos de vida na terra eu nunca lhe escrevi uma carta. Assim resolvi me comunicar com você desta forma, talvez antiquada para o mundo atual onde as pessoas se comunicam com equipamentos eletrônicos de tecnologia moderna como: computadores portáteis, telefones móveis e similares. Mesmo assim insisto em escrever-lhe esta carta para lhe dizer coisas que o dito mundo moderno não nos dá tempo para dizer, pois os pais e mães da modernidade precisam trabalhar mais de uma dezena de horas por dia para suprirem seus desejos de consumo desenfreado imposto pelo capitalismo selvagem, onde o “TER” é bem mais importante que o “SER”, e assim as relações humanas, mesmo entre os familiares e entes queridos são sempre momentâneas e voláteis.
Desta forma, descrevo nesta carta algumas coisas que não tive tempo de lhe dizer.
Só agora percebo querida filha Raiza, quantos caminhos desta vida eu não pude lhe mostrar.
Porque você partiu tão cedo meu anjo? Dizem que foi Deus que a chamou para assessorá-lo lá no céu. Mas ele não me emprestou você para que eu pudesse educar? Diga pra Deus que apesar de eu ter lhe ensinado a não fazer uso abusivo de drogas, a respeitar o próximo, a escolher bem as companhias, a não dirigir antes dos dezoito anos, a jamais cruzar o sinal vermelho no trânsito etc, eu ainda não tive tempo de lhe dizer que, apesar de agirmos sempre de acordo com estes ensinamentos e amar o próximo, existem pessoas que desrespeitam o próximo, que abusam de drogas lícitas e ilícitas, que dirigem embriagados, que avançam o sinal vermelho, que atropelam e matam pessoas inocentes quando do retorno das suas orgias noturnas. Perdão minha filha, porque apesar de ter lhe feito acreditar que o mundo é dotado de mais trigo do que joio, no nosso Brasil, muitas vezes os trabalhadores responsáveis pela retirada do joio do meio do trigo falham, e consequentemente o bom e saudável trigo é injustamente destruído.
Perdão meu amor, por ter me esquecido de lhe advertir sobre a constante presença de ervas daninhas, mesmo num plantio de propriedade de Deus. Prometo que continuarei lutando para cumprir o que lhe ensinei e prometi, ou seja, a busca de um mundo melhor, mais justo e mais humano, onde o joio não continue destruindo e sufocando o trigo.
Devo dizer que não está sendo fácil, é uma luta desigual. Assim, já que você está ai no céu, fale com Deus, e diga-lhe que preciso de forças para enfrentar o momento mais triste da minha vida, pois além do luto da partida precoce de minha amada filha “caçula”, ainda tenho que manter o coração brando e não alimentar o sentimento de vingança tão presente em nós imperfeitos seres humanos, sentimento este muitas vezes alimentado pela sensação de injustiça reinante aqui na terra.
Nunca esqueça que te amo. Saudades sem fim.

Assinado: seu imperfeito e relapso pai aqui da terra.

PS: homenagem a minha filha Raiza, morta por um reincidente assassino do trânsito no dia 16.07.2011, em João Pessoa/PB.

Deusimar Wanderley Guedes
Psicólogo e advogado
deusimar.dwg@dpf.gov.br


2 comentários:

  1. Amiga, só o "Tempo" é capaz de Unir grandes Amores, esse mesmo Tempo vai trazer grande e felizes reencontros♥

    Floquinhos de Luz para se coração♥

    Suely

    ResponderExcluir
  2. Querida Suely,
    Grata pelas suas lúcidas palavras.
    A convicção no "Senhor do Tempo" é um lenitivo para o meu coração.
    Abraços de muita paz,
    Iara.

    ResponderExcluir