domingo, 6 de novembro de 2011

SEGMENTOS DAS COURAÇAS SEGUNDO WILHELM REICH NA ANÁLISE CARACTEROLÓGICA E OS CHACRAS SEGUNDO EVA REICH NA BIOENERGÉTICA SUAVE


SEGMENTOS:    CHACRAS:


OCULAR           FRONTAL
ORAL               FRONTAL
PESCOÇO         LARÍNGEO
PEITO              CARDÍACO
DIAFRAGMA      PLEXO SOLAR
BARRIGA          GÁSTRICO
QUADRIL          BÁSICO OU RAIZ


LOCALIZAÇÃO DOS SEGMENTOS:          CARÁTER:

OCULAR – ÁREA DOS OLHOS  ESQUIZÓIDE 
                
ORAL – BOCA E MANDÍBULA   ORAL
PESCOÇO – PESCOÇO  PSICOPATIA (NARCISISMO)
PEITO - TÓRAX   PSICOPATIA (NARCISISMO)
DIAFRAGMA – DIAFRAGMA MASOQUISTA
BARRIGA – ABDOMEN  MASOQUISTA
QUADRIL – ÁREA PÉLVICA   RÍGIDO (HISTERIA)
A ANÁLISE DO CARÁTER E A ANÁLISE BIOENERGÉTICA:
  • A ANÁLISE DO CARÁTER DERIVOU DOS ESTUDOS DE WILHELM REICH A PARTIR DA VEGETOTERAPIA (ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO NA FORMAÇÃO DE BLOQUEIOS ENERGÉTICOS NO CORPO) E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE COURAÇAS MUSCULARES A PARTIR DE ESTASES (BLOQUEIOS) DE ENERGIA EMOCIONAL, FAVORECENDO A PATOLOGIA DOS CARÁTERES NEURÓTICOS.
A ANÁLISE DO CARÁTER ESTABELECEU SUAS BASES DE ATUAÇÃO NA PSICOLOGIA DO CORPO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NO FORMATO ENCEFÁLO CAUDAL.
  • A ANÁLISE BIOENERGÉTICA FOI UM DESDOBRAMENTO DOS ESTUDOS DE REICH, REALIZADO POR ALEXANDER LOWEN QUE INCLUIU AS POSTURAS BIOENERGÉTICAS DINÂMICAS ONDE O GROUNDING (ENRAIZAMENTO) DO INDIVÍDUO PODE SER A PORTA DE ENTRADA PARA TRATAR AS DIVERSAS PATOLOGIAS DO CARÁTER, ASSIM LOWEN DIFERE DO REICH NA ATUAÇÃO CLÍNICA TERAPÊUTICA POR NÃO PRIORIZAR OS SEGMENTOS NA ORDENAÇÃO QUE A VEGETOTERAPIA SOLICITA, OU SEJA, ENCEFÁLO CAUDAL (DO SEGMENTO OCULAR ATÉ CHEGAR AO SEGMENTO DO QUADRIL, DESBLOQUEANDO SEGMENTO POR SEGMENTO NESSA ORDEM); NO MÉTODO DE LOWEN O DESBLOQUEIO PODERIA SER INICIADO PELA BASE DO ENRAIZAMENTO (GROUNDING) E DAÍ FAZER A ASCENÇÃO PARA QUALQUER SEGMENTO ONDE O INDIVÍDUO ESTEJA BLOQUEADO, A PARTIR DA DEMANDA DO INDIVÍDUO NO MOMENTO DA ANÁLISE, E NÃO NA ORDEM TEMPORAL DOS FATOS. NA PROPOSTA DE TRATAMENTO DO LOWEN A PERCEPÇÃO DO TRABALHO COM AS COURAÇAS DEIXOU DE SER LINEAR PARA SER DINÂMICA FENOMENOLÓGICA.
O PONTO CONVERGENTE DOS DOIS TEÓRICOS É O RECONHECIMENTO DO CORPO COMO INSCRIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DO INDIVÍDUO, PORTANTO, UM CAMPO POTENCIAL DE PERCEPÇÃO DE TRATAMENTO, TENDO EM VISTA QUE A PERSONALIDADE ESTÁ INSCRITA NO CORPO ATRAVÉS DAS SUAS MEMÓRIAS, SENDO A MENTE E O CORPO EIXOS DE UMA MESMA REALIDADE EXISTENCIAL.
PERCEBER A UNIDADE MENTE E CORPO É A PREMISSA DA PSICOLOGIA CORPORAL. REICH E LOWEN RECONHECERAM E VALIDARAM EM SUAS PRÁTICAS ESSE PRINCÍPIO NORTEADOR.

FONTE ADAPTADA POR: IARA DA SILVA MACHADO. CRP13-2262. PSICÓLOGA CLÍNICA ESPECIALISTA; PSICOTERAPEUTA EM ANÁLISE BIOENERGÉTICA; PSICÓLOGA TRANSPESSOAL NO MÉTODO DMP – DEEP MEMORY PROCESS.

LITERATURA BÁSICA:
A ANÁLISE DO CARÁTER. WILHELM REICH. EDITORA MARTINS FONTES.
BIOENERGÉTICA. ALEXANDER LOWEN. SUMMUS EDITORIAL.
ENERGIA VITAL PELA BIOENERGÉTICA SUAVE. EVA REICH. SUMMUS EDITORIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário