terça-feira, 11 de outubro de 2011

Iara da Silva Machado. CRP13/2262
Psicóloga Clínica Especialista
Psicóloga Transpessoal
Psicoterapeuta em Análise Bioenergética
Terapeuta em DMP – Deep Memory Process
A DOENÇA É UM ESTADO DO SER HUMANO QUE INDICA QUE, NA SUA CONSCIÊNCIA, ELA NÃO ESTÁ MAIS EM ORDEM, OU SEJA, SUA CONSCIÊNCIA REGISTRA QUE NÃO HÁ HARMONIA. ESSA PERDA DE EQUILÍBRIO INTERIOR SE MANIFESTA NO CORPO COMO UM SINTOMA.
O SINTOMA É UM SINAL E UM TRANSMISSOR DE INFORMAÇÃO, POIS COM SEU APARECIMENTO, ELE INTERROMPE O FLUXO DA NOSSA VIDA E NOS OBRIGA A PRESTAR-LHE ATENÇÃO.
 DOENÇA PSICOSSOMÁTICA: PERDA RELATIVA DA HARMONIA, A PARTIR DA CONSCIÊNCIA EM DESEQUILÍBRIO, E DAÍ TORNANDO-SE VISÍVEL E PALPÁVEL NA FORMA DE SINTOMAS CORPORAIS.
NÃO DEVEMOS LUTAR CONTRA A DOENÇA E SIM TRANSMUTAR A DOENÇA, UMA VEZ QUE ELA NÃO É UMA PERTURBAÇÃO ESSENCIAL OU DESAGRADÁVEL DESVIO DO CAMINHO, PELO CONTRÁRIO, A PRÓPRIA DOENÇA É O CAMINHO PELO QUAL O SER HUMANO PODE SEGUIR RUMO À CURA.
QUANTO MAIOR A CONSCIÊNCIA COM QUE ENFRENTARMOS O CAMINHO DA DOENÇA, TANTO MELHOR SE CUMPRIRÃO SEUS OBJETIVOS DE DESPERTAR A NOSSA CONSCIÊNCIA SOBRE O QUE CAUSOU EFETIVAMENTE A CISÃO ENTRE AS POLARIDADES DO SI MESMO.
Hemisfério Esquerdo Cerebral: Refere-se ao sol e as energias: Yang – lógica – linguagem (síntaxe, gramática) – hemisfério verbal: leitura, escrita, cálculos, contagem, pensamento digital, pensamento linear, dependência do tempo, análise, inteligência. YANG: positivo – sol – masculino – dia – consciente – vida. ESQUERDO: atividade – eletricidade – ácido – lado direito do corpo – mão direita.
Hemisfério Direito Cerebral: Refere-se à lua e as energias: Yin – Percepção da forma – Percepção da totalidade – Sensação do espaço – Formas arcaicas de linguagem, música, olfato, padrão total, visão abrangente do mundo, pensamento analógico, simbolismo, atemporalidade, holismo, conceitos lógicos, intuição. YIN: Negativo, Lua, Feminino, Noite, Inconsciente, Morte. DIREITO: passividade, magnetismo, alcalino, lado esquerdo do corpo, mão esquerda.

FONTE: LIVRO - A DOENÇA COMO CAMINHO. THORWALD DETHLEFSEN (PSICÓLOGO) E RÜDIGER DAHLKE (MÉDICO E PSICOTERAPEUTA).

QUEM COMBATER QUALQUER UM DOS PÓLOS DESTE UNIVERSO LUTA CONTRA O TODO, POIS CADA PARTE CONTÉM O TODO. NESTE SENTIDO, DISSE JESUS: “O QUE FIZERES CONTRA O MENOR DOS MEUS IRMÃOS, TU O FARÁS A MIM!”

O INTER-RELACIONAMENTO ENTRE O TEMPO, A REALIDADE DOS FATOS E O ESQUECIMENTO DESSES ACONTECIMENTOS (FATOS) CARACTERIZA A BASE DA TERAPIA DA REENCARNAÇÃO.
SOMBRA: SOMA DE TODOS OS ÂMBITOS REJEITADOS DA REALIDADE QUE O HOMEM NÃO QUER VER EM SI MESMO OU NOS OUTROS E QUE, POR ISSO MESMO, PERMANECEM INCONSCIENTES. (CARL GUSTAV JUNG).
A LEI DA RESSONÂNCIA AFIRMA QUE SOMENTE PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM AQUILO QUE NÓS MESMOS VIBRAMOS. ASSIM, O MUNDO EXTERIOR (CORPO, SOMA, TERRA) FUNDAMENTA-SE NOS MESMOS PRINCÍPIOS ARQUETÍPICOS DO MUNDO INTERIOR (ALMA, PSIQUE, SOMBRA, SELF, GAIA).
QUESTIONANDO O SINTOMA:

  • INFECÇÃO – UM CONFLITO QUE SE MATERIALIZOU: QUE CONFLITOS EXISTEM NA MINHA VIDA QUE ATÉ AGORA NÃO VEJO? QUE CONFLITO ESTAREI EVITANDO? QUE CONFLITO TENTO FINGIR QUE NÃO EXISTE?
  • ALERGIA – UMA AGRESSIVIDADE QUE SE MATERIALIZOU: POR QUE NÃO SUPORTO TOMAR CONSCIÊNCIA DA MINHA AGRESSIVIDADE E A TRANSFIRO PARA A MANIFESTAÇÃO CORPORAL? QUAIS ÂMBITOS DA VIDA ME INSPIRAM TANTO MEDO QUE PROCURO EVITÁ-LOS? ATÉ QUE PONTO USO A MINHA ALERGIA PARA MANIPULAR O MEIO AMBIENTE? COMO ENCARO O AMOR, QUAL A MINHA CAPACIDADE DE AMAR?
  • RESPIRAÇÃO – ASSIMILAÇÃO DA VIDA: O QUE ME FAZ SENTIR FALTA DE AR? O QUE ME RECUSO A ACEITAR? O QUE ESTOU EVITANDO DAR? COM O QUE NÃO DESEJO ENTRAR EM CONTATO? ACASO TEREI MEDO DE DAR O PASSO PARA UMA NOVA LIBERDADE?
    ASMA – EM QUE ÂMBITO DA VIDA QUERO RECEBER SEM DAR NADA EM TROCA? COMO LIDO COM O CONFLITO ENTRE A VONTADE DE DOMINAR E A SENSAÇÃO DE INFERIORIDADE?
             * (QUANDO SENTIMOS LIMITAÇÃO, ESTAMOS DE FATO NO MEDO).
    • MALES ESTOMACAIS E DIGESTIVOS: O QUE NÃO POSSO OU NÃO QUERO ENGOLIR? ALGO ESTÁ ME ROENDO POR DENTRO? O QUE ME DEIXA TÃO AZEDO?
    • DOENÇAS HEPÁTICAS: EM QUE ÂMBITOS PERDI A CAPACIDADE DE FAZER UMA AVALIAÇÃO E UMA DISCRIMINAÇÃO CORRETA? ONDE É QUE NÃO CONSIGO MAIS DECIDIR ENTRE AQUILO QUE POSSO SUPORTAR E AQUILO QUE É UM “VENENO” PARA MIM? CONFIO NOS OUTROS? EM QUE SENTIDO ANDO COMETENDO EXCESSOS?
    • DOENÇA DOS OLHOS: O QUE NÃO DESEJO VER? DEIXO DE VER A MIM MESMO NOS ACONTECIMENTOS? POSSO SUPORTAR, AFINAL, VER AS COISAS COMO ELAS SÃO?
    • DOENÇAS DOS OUVIDOS: A QUEM OU A QUE NÃO DESEJO OBEDECER? POR QUE NÃO ESTOU DISPOSTO A PRESTAR ATENÇÃO AO QUE OS OUTROS DIZEM?
    • DORES DE CABEÇA: COM QUE ESTOU “QUEBRANDO A MINHA CABEÇA”? TENTO SUBSTITUIR AÇÃO POR PENSAMENTO? POR QUE TRANSFIRO ORGASMO PARA A CABEÇA?

    • DOENÇAS DE PELE: ACASO ESTAREI ME ISOLANDO DEMAIS? QUAL A MINHA CAPACIDADE DE ESTABELECER CONTATO? POR TRÁS DA MINHA ATITUDE DEFENSIVA NÃO HAVERÁ UM DESEJO DE INTIMIDADE?

    • DOENÇAS RENAIS: QUAIS PROBLEMAS ME AFLIGEM NO ÂMBITO CONJUGAL? DEIXO DE VER A MIM MESMO NO MODO COMO O MEU PARCEIRO(A) SE COMPORTA? ANDO ME APEGANDO A VELHOS PROBLEMAS E, DESTE MODO, INTERROMPENDO O FLUXO DO MEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO?
    • OS MALES DA BEXIGA: A QUE ÂMBITOS ME APEGO, EMBORA ULTRAPASSADOS, E SÓ À ESPERA DE SEREM ELIMINADOS? EM QUE PONTO ME COLOCO SOB PRESSÃO E A PROJETO PARA OS OUTROS (EXAMES, CHEFES)? POR QUE CHORO?
    • DOENÇAS CARDÍACAS: HÁ EQUILÍBRIO ENTRE MEU CORAÇÃO E MINHA CABEÇA; ENTRE A COMPREENSÃO E O SENTIMENTO; ELES ESTÃO EM HARMONIA? VIVO E AMO DE TODO CORAÇÃO OU APENAS PARTICIPO, SEM GRANDE ENTUSIASMO? TENHO ESCUTADO A VOZ DO MEU CORAÇÃO?
    • DOENÇAS DE ARTICULAÇÕES: ONDE E QUANDO ME ENRIJECI? DIANTE DE QUE EU ME ENDURECI?
    • ONICOFAGIA (ROER AS UNHAS): SIGNIFICA CASTRAR A PRÓPRIA AGRESSIVIDADE, DAÍ PASSO A “MASTIGAR” MINHA PRÓPRIA AGRESSIVIDADE.
    • FRATURA: NO ÂMBITO PSIQUÍCO A PESSOA SE AFERROU EM DEMASIA A UMA NORMA SEM SE DAR CONTA DO FATO.
    • DEPRESSÃO: ENVOLVE O MEDO DE ASSUMIR AGRESSIVIDADE E RESPONSABILIDADE DIANTE DA VIDA. DE TAL MODO QUE A PESSOA DEPRIMIDA TEM TANTO MEDO DE VIVER COMO DE MORRER.
    • DISTÚRBIOS DO SONO:(INSÔNIA; SONO INTERROMPIDO, ETC) ATÉ QUE PONTO DEPENDO DO PODER, DO CONTROLE, DO INTELECTO E DA OBSERVAÇÃO? ACASO POSSO ME DESAPEGAR? ACASO ME PREOCUPO COM O LADO SOMBRIO DA MINHA ALMA?
    NECESSIDADE DE DORMIR DEMAIS SUSCINTA: ANDO FUGINDO DA ATIVIDADE, RESPONSABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO?
    VIVO NUM MUNDO QUIMÉRICO E TENHO MEDO DE ACORDAR PARA A REALIDADE DA VIDA?

    • CÂNCER: É O SINTOMA DO AMOR MALCOMPREENDIDO; É O AMOR NUM NÍVEL EQUIVOCADO. O CÂNCER REPRESENTA UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA DESCOBRIRMOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS DE PESAMENTO E ENGANOS.
    • AIDS: É UM LEMBRETE DA NOSSA DEPENDÊNCIA UNS DOS OUTROS. É A “DOENÇA DO AMOR” OU O “AMOR DOENTIO”. O AMOR AQUI É AQUELA INSTÂNCIA ÚNICA QUE ESTÁ NA POSIÇÃO DE ULTRAPASSAR A POLARIDADE E UNIR OS OPOSTOS.
    • PROBLEMAS MENSTRUAIS: DIFICULDADE NA EXPRESSÃO DA FEMINILIDADE, FECUNDIDADE (A MENSTRUAÇÃO É UMA PEQUENA GRAVIDEZ E UM PEQUENO “NASCIMENTO”) E RECEPTIVIDADE. AGREGA “COMPLEXO DE INFERIORIDADE” EM RELAÇÃO AO MASCULINO (YANG).
    QUANDO ENCONTRAMOS NOSSA PRÓPRIA LEI INTERIOR, ESTA NOS LIVRA DE TODAS AS OUTRAS. A LEI MAIS INTERIOR DE CADA UMA DAS PESSOAS É A OBRIGAÇÃO DE DESCOBRIR O SEU VERDADEIRO CENTRO, O SEU SI-MESMO, E DE CONCRETIZÁ-LO, OU SEJA, TORNAR-SE UNO COM TUDO O QUE EXISTE. A FERRAMENTA ESSENCIAL PARA UNIR OS OPOSTOS CHAMA-SE AMOR.
    AMAI OS VOSSOS INIMIGOS, FAZEI O BEM A QUEM VOS ODEIA E ORAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUE E CALUNIA.

    AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMO.
    JESUS

    TAO-te KING
     
    SE TODOS NA TERRA RECONHECEREM A BELEZA COMO BELA,
    DESTA FORMA JÁ SE PRESSUPÕE A FEIÚRA.
    SE TODOS NA TERRA RECONHECEREM O BEM COMO O BEM,
    DESTE MODO JÁ SE PRESSUPÕE O MAL.
    PORQUE SER E NÃO-SER GERAM-SE MUTUAMENTE.
    O FÁCIL E O DIFÍCIL SE COMPLEMENTAM.
    O LONGE E O CURTO SE DEFINEM UM AO OUTRO.
    O ALTO E O BAIXO CONVIVEM UM COM O OUTRO.
    A VOZ E O SOM CASAM-SE UM COM O OUTRO.
    O ANTES E O DEPOIS SE SEGUEM MUTUAMENTE.
    ASSIM TAMBÉM O SÁBIO;
    PERMANECE NA AÇÃO SEM AGIR,
    ENSINA SEM NADA DIZER.
    A TODOS OS SERES QUE O PROCURAM
    ELE NÃO SE NEGA.
    ELE CRIA, E AINDA ASSIM NADA TEM.
    AGE E NÃO GUARDA COISA ALGUMA.
    REALIZANDO A OBRA,
    NÃO SE APEGA A ELA.
    E, JUSTAMENTE POR NÃO SE APEGAR,
    NÃO É ABANDONADO.

    LAO-TSÉ

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário