sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ENTÃO É NATAL!

Iara da Silva Machado


MAIS UM CICLO SE COMPLETA, ANUNCIANDO O NOVO QUE COMEÇA...
QUE SEJA UM MOMENTO DE REFLEXÃO: UMA GESTAÇÃO
QUE SEJA UM MOMENTO DE PERDÃO: UM NASCIMENTO
QUE SEJA UM MOMENTO DE ENTREGA: UM BEBÊ
QUE SEJA UM MOMENTO DE FÉ: UMA CRIANÇA
QUE SEJA UM MOMENTO DE ESPERANÇA: A JUVENTUDE
QUE SEJA UM MOMENTO DE CARIDADE: A MATURIDADE
QUE SEJA UM MOMENTO DE SUPERAÇÃO: A VELHICE
QUE SEJA UM MOMENTO DE HUMILDADE: SER APRENDIZ
QUE SEJA UM MOMENTO DE RENOVAÇÃO: UMA PHOENIX
QUE SEJA UM MOMENTO DE PAZ: UMA PRECE
QUE SEJA UM MOMENTO DE LUZ: O NASCER DO SOL
QUE SEJA UM MOMENTO DE AMOR: O COLO DE MÃE
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM O TAO
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM JESUS
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM BUDA
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM OLORUM
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM MAOMÉ
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM CONFÚCIO
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM ALLAN KARDEC
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM MADRE TERESA DE CALCUTÁ
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM CHICO XAVIER
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM SAI BABA
QUE SEJA UMA PAUSA PARA VIBRAR COM DALAI LAMA
QUE SEJA UMA PAUSA PARA DEUS EM NÓS!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O PROCESSO DE DESENCARNE

AULA NA JUVENTUDE DA UEDVL -  UNIÃO ESPÍRITA DIOGO DE VASCONCELOS LISBOA. 
FACILITADORA: IARA MACHADO.


A LÓGICA DA REENCARNAÇÃO

AULA NA JUVENTUDE DA UEDVL - UNIÃO ESPÍRITA DIOGO DE VASCONCELOS LISBOA.

FACILITADORA: IARA MACHADO.




domingo, 20 de novembro de 2011

PREPARE SUA CRIANÇA PARA SER CONFIANTE E FIRME

Deixe-a fazer escolhas, apóie suas decisões, leve-a a acreditar na própria capacidade. É assim que ela deve ser educada para enfrentar desafios no futuro.

Lélia Chacon
Aprender a dizer não compreende fazer escolhas, cabe aos pais, como primeiro passo, oferecer alternativas aos filhos. Isso é sempre possível, até para um bebezinho. Não tem hora, por exemplo, que ele decide soltar o peito no meio da mamada, porque quer acompanhar um movimento ou um novo barulhinho! Então respeitar esse desejo, em vez de obrigar o bebê a voltar ao peito, por impaciência ou rigidez, já significa dar opções ao seu filho. E é por aí que se começa, também, a estimular a criança a expressar as próprias vontades, a se comunicar e a dizer o que pensa.
A mesma mensagem pode ser reforçada, um pouco mais tarde, em várias outras situações, como nos momentos de brincadeiras. A peça do quebra-cabeça que seu filho não consegue encaixar, por exemplo, pode provocar lágrimas de frustração. É a oportunidade para você convidá-lo a enfrentar uma situação difícil, mas não comece perguntando o que ele fez de errado, e sim o que saiu errado. Depois, você pode sugerir as alternativas corretas para o encaixe da peça, deixando que ele escolha a melhor e dê a solução ao problema. Assim, uma situação ruim terá sido contornada com sucesso, passando confiança à criança na própria capacidade de fazer boas escolhas e tomar decisões – habilidades fundamentais para dizer não.
Outro fator importante é a tentação para os pais ocupados de fazer as coisas pela criança, porque é mais rápido e fácil. Mas resistir a essa atitude faz toda a diferença na vida de seu filho, pois é fazendo que ele aprende a pensar e a agir. Por isso, quando você não o deixa comer sozinho, não permite que ele escolha a roupa que quer vestir ou se adianta a pegar o brinquedo antes que ele possa alcançá-lo, está simplesmente bloqueando a capacidade de seu filho de pensar e agir. Quando os pais têm paciência e ficam mais na retaguarda, dando apoio e confiança às pequenas iniciativas e escolhas da criança, o resultado é que ela tenderá a pensar e agir de forma mais criativa e, no futuro, conseguirá se afastar da pressão do grupo para tomar decisões mais independentes. Pais mais dispostos a incentivar em vez de coibir, a elogiar em vez de criticar, ensinam o filho a ter bons sentimentos sobre si mesmo e a expor suas idéias com mais segurança.
Pais que sabem ouvir também estimulam a criança a dizer o que pensa. Se o seu filho quer uma informação, por exemplo, pergunte antes o que ele já sabe sobre o assunto. Assim você estimula a conversa e ele aprende que sua opinião tem importância. Nessa ou em qualquer outro tipo de conversação, ouça, preste atenção, não interrompa e, principalmente, não julgue nada até que a criança peça sua opinião. Desse jeito, ela se sentirá mais confortável para tirar dúvidas e até mostrar dificuldades.
Disponibilidade de tempo e “clima” (afetividade) também contribuem para o sucesso dessa comunicação. Com irritação ou afobação, a conversa acaba rapidinho e você só consegue fazer seu filho acreditar que o que ele diz não interessa ou que ele próprio não é importante. Se não há tempo, combine com a criança outra hora para o bate-papo e não esqueça de cumprir o trato. Mas se pode conversar, procure sempre valorizar ao máximo seu pequeno interlocutor – fique na altura dele, olhe em seus olhos, pegue sua mãozinha ou toque em seus ombros se vocês estiverem caminhando juntos. São todos sinais de reconhecimento, que levam a criança a se sentir cada vez mais autorizada a dar opiniões e a expressar sentimentos. São também sinais de afetividade, capazes de ajudar seu filho a ter bons sentimentos sobre si mesmo. E a criança com boa auto-estima tem mais iniciativa, toma decisões com mais confiança e diz não com mais tranqüilidade.
A criança que está maturando bem esses eixos do desenvolvimento:

·    Faz o que é preciso com independência, sem que você fique atrás todas às vezes, repetindo ordens;
·        É capaz de brincar, estudar ou fazer tarefa sozinha, mas, se necessário, pede ajuda sem problema, pois não tem medo de se expor;

·         Cumpre o que diz;
·         Reconhece os erros, sem culpa excessiva sobre si mesma ou nas outras pessoas;
·    Consegue escolher entre várias alternativas a tomar decisões diferentes daquelas comuns da família, dos amigos, da turma ou do professor;
·         Respeita os limites dos pais e as regras sociais;
          Gosta de si mesmo.
Fonte: Psicóloga Clínica Iara Machado, associado à adaptação da Revista Crescer em Família.
Ano 6 – Nº 68. 


sábado, 12 de novembro de 2011

SER OU PARECER? EIS A QUESTÃO

Por: Iara da Silva Machado
Estamos na “era do descartável”, relações relâmpagos, encontros contratos, o certo parecendo errado e o errado parecendo certo...
O sentido de humanização na juventude precisa ser novamente focado com urgência para que os adolescentes tenham o direito de vivenciar os conflitos naturais de se sentir gente, saindo da ilusão, como convida o Roberto Shinyashiki, de que parece que todo mundo é bem-sucedido, todo mundo fez fortuna com idéias sensacionais, todo mundo superou barreiras intransponíveis, todo mundo é um exemplo a ser seguido, todo mundo ficou famoso de uma hora para outra, todo mundo escreve livros perfeitos, parece que todo mundo é super, todo mundo é o máximo. Parece que ninguém chora.
Ninguém se emociona fora de hora, ninguém fraqueja, ninguém comete falhas, ninguém dá uma bola fora, ninguém está fora do padrão de beleza ideal.
É importante resgatar para os jovens os princípios reflexivos de que cada ser é único e apresentam talentos e habilidades positivas em potencial. Cada um é portador de possibilidades de ação produtiva no mundo, sobretudo, que todos podem exercitar essas competências, desde que, sejam dadas as condições mínimas adequadas para que elas venham à tona.
Assim, estaremos contribuindo para que a proposta do Roberto Shinyashiki, em seu livro Heróis de Verdade se consolide, quando sugere que os heróis de verdade são as pessoas que sabem que ser é mais do que parecer; que amar não é só um sentimento, e sim um jeito de tratar a pessoa amada; quando um dos dois perdem todos perdem juntos; que é melhor uma derrota honesta do que uma vitória sem escrúpulos; que pedir desculpas engrandece a alma, e que sejam capazes de chorar de saudade, de vibrar com uma noite estrelada, de aprender com o sorriso de uma criança, de falar com Deus com alegria no coração. Sejam capazes de ser simples, com o olhar sincero e o coração grande. O tipo de gente que não precisa de aplauso para ter uma noite de sono de paz!
O jovem pode aprender que o verdadeiro bem estar social está relacionado à consciência de não precisar seguir o modelo de ser dos outros, ou seja, descobrir o seu próprio potencial individual, que é a sua contribuição pessoal para o mundo: Sua marca positiva da Alma!
O sentido de ser nesta ordem de aprendizado tem chance de sobrepor o parecer, favorecendo a construção de uma sociedade mais ética, amorosa e verdadeira.

domingo, 6 de novembro de 2011

SEGMENTOS DAS COURAÇAS SEGUNDO WILHELM REICH NA ANÁLISE CARACTEROLÓGICA E OS CHACRAS SEGUNDO EVA REICH NA BIOENERGÉTICA SUAVE


SEGMENTOS:    CHACRAS:


OCULAR           FRONTAL
ORAL               FRONTAL
PESCOÇO         LARÍNGEO
PEITO              CARDÍACO
DIAFRAGMA      PLEXO SOLAR
BARRIGA          GÁSTRICO
QUADRIL          BÁSICO OU RAIZ


LOCALIZAÇÃO DOS SEGMENTOS:          CARÁTER:

OCULAR – ÁREA DOS OLHOS  ESQUIZÓIDE 
                
ORAL – BOCA E MANDÍBULA   ORAL
PESCOÇO – PESCOÇO  PSICOPATIA (NARCISISMO)
PEITO - TÓRAX   PSICOPATIA (NARCISISMO)
DIAFRAGMA – DIAFRAGMA MASOQUISTA
BARRIGA – ABDOMEN  MASOQUISTA
QUADRIL – ÁREA PÉLVICA   RÍGIDO (HISTERIA)
A ANÁLISE DO CARÁTER E A ANÁLISE BIOENERGÉTICA:
  • A ANÁLISE DO CARÁTER DERIVOU DOS ESTUDOS DE WILHELM REICH A PARTIR DA VEGETOTERAPIA (ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO NA FORMAÇÃO DE BLOQUEIOS ENERGÉTICOS NO CORPO) E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE COURAÇAS MUSCULARES A PARTIR DE ESTASES (BLOQUEIOS) DE ENERGIA EMOCIONAL, FAVORECENDO A PATOLOGIA DOS CARÁTERES NEURÓTICOS.
A ANÁLISE DO CARÁTER ESTABELECEU SUAS BASES DE ATUAÇÃO NA PSICOLOGIA DO CORPO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NO FORMATO ENCEFÁLO CAUDAL.
  • A ANÁLISE BIOENERGÉTICA FOI UM DESDOBRAMENTO DOS ESTUDOS DE REICH, REALIZADO POR ALEXANDER LOWEN QUE INCLUIU AS POSTURAS BIOENERGÉTICAS DINÂMICAS ONDE O GROUNDING (ENRAIZAMENTO) DO INDIVÍDUO PODE SER A PORTA DE ENTRADA PARA TRATAR AS DIVERSAS PATOLOGIAS DO CARÁTER, ASSIM LOWEN DIFERE DO REICH NA ATUAÇÃO CLÍNICA TERAPÊUTICA POR NÃO PRIORIZAR OS SEGMENTOS NA ORDENAÇÃO QUE A VEGETOTERAPIA SOLICITA, OU SEJA, ENCEFÁLO CAUDAL (DO SEGMENTO OCULAR ATÉ CHEGAR AO SEGMENTO DO QUADRIL, DESBLOQUEANDO SEGMENTO POR SEGMENTO NESSA ORDEM); NO MÉTODO DE LOWEN O DESBLOQUEIO PODERIA SER INICIADO PELA BASE DO ENRAIZAMENTO (GROUNDING) E DAÍ FAZER A ASCENÇÃO PARA QUALQUER SEGMENTO ONDE O INDIVÍDUO ESTEJA BLOQUEADO, A PARTIR DA DEMANDA DO INDIVÍDUO NO MOMENTO DA ANÁLISE, E NÃO NA ORDEM TEMPORAL DOS FATOS. NA PROPOSTA DE TRATAMENTO DO LOWEN A PERCEPÇÃO DO TRABALHO COM AS COURAÇAS DEIXOU DE SER LINEAR PARA SER DINÂMICA FENOMENOLÓGICA.
O PONTO CONVERGENTE DOS DOIS TEÓRICOS É O RECONHECIMENTO DO CORPO COMO INSCRIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DO INDIVÍDUO, PORTANTO, UM CAMPO POTENCIAL DE PERCEPÇÃO DE TRATAMENTO, TENDO EM VISTA QUE A PERSONALIDADE ESTÁ INSCRITA NO CORPO ATRAVÉS DAS SUAS MEMÓRIAS, SENDO A MENTE E O CORPO EIXOS DE UMA MESMA REALIDADE EXISTENCIAL.
PERCEBER A UNIDADE MENTE E CORPO É A PREMISSA DA PSICOLOGIA CORPORAL. REICH E LOWEN RECONHECERAM E VALIDARAM EM SUAS PRÁTICAS ESSE PRINCÍPIO NORTEADOR.

FONTE ADAPTADA POR: IARA DA SILVA MACHADO. CRP13-2262. PSICÓLOGA CLÍNICA ESPECIALISTA; PSICOTERAPEUTA EM ANÁLISE BIOENERGÉTICA; PSICÓLOGA TRANSPESSOAL NO MÉTODO DMP – DEEP MEMORY PROCESS.

LITERATURA BÁSICA:
A ANÁLISE DO CARÁTER. WILHELM REICH. EDITORA MARTINS FONTES.
BIOENERGÉTICA. ALEXANDER LOWEN. SUMMUS EDITORIAL.
ENERGIA VITAL PELA BIOENERGÉTICA SUAVE. EVA REICH. SUMMUS EDITORIAL.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS CONCOMITANTE A ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Por: Iara da Silva Machado

Em prática clínica há quase 18 (dezoito) anos, tenho acrescentado nesses últimos 5 (cinco) anos prescrições aos clientes de possibilidades de tratamentos associados a terapêutica da Educação dos Sentimentos (anteriormente denominado de Evangelhoterapia) realizada de modo mais específico na Federação Espírita Paraibana (FEPb).
Essa intervenção tem-se mostrado uma variável significante nas reflexões quanto à conduta diária, que reverbera nas sessões clínicas individuais, promovendo maior clareza dos pontos obstruídos nas dinâmicas familiares, de tal modo que o fim ao qual se propõe o tratamento psicológico, que é a re-significação de comportamentos, ao perceber-se enquanto agente pró-ativo da harmonia familiar tem sido favorecido.
 Logo a utilização da referida terapêutica vem somar na proposta de um re-dimensionamento da leitura interna da constelação familiar, onde o sujeito se torna o primeiro responsável pela manifestação das suas emoções e sentimentos, podendo selecionar com mais lucidez em qual pólo (construtivo ou destrutivo) deseja manter sua vibração.
Os relatos do despertar da responsabilidade pessoal na saúde afetiva que se processa nesse circuito de 8 (oito) semanas do tratamento da Educação dos Sentimentos na casa espírita têm gerado benefícios reais no esforço individual dos que acompanho em consultório na busca de maior equilíbrio entre o sentir, o pensar e o fazer, que forma o triângulo das congruências ou incongruências comportamentais.
O ser possível, a partir do reconhecimento da manifestação emocional mais pertinente e inadequada, assumir na dimensão mental a possibilidade de reavaliar os danos e ganhos subjetivos do comportamento condicionado e escolher modificar para níveis emocionais mais saudáveis àquela emoção inicial é o que percebemos que essa terapêutica denominada Educação dos Sentimentos tem favorecido a comunidade, e este é um trabalho muito próximo do que intencionamos e realizamos na prática clínica psicológica.

Parabéns aos idealizadores dessa tarefa!
Muita paz!

Iara da Silva Machado – CRP13/2262

Psicóloga Clínica Especialista
Psicóloga Transpessoal
Psicoterapeuta em Análise Bioenergética
Especialista em Atendimento a Pessoa Surda
Terapeuta em Aconselhamento a Dependentes Químicos
Formação Internacional em DMP – Deep Memory Process
Integrante de Grupo Mediúnico na FEPb
Expositora FEPb e Movimento Espírita
Facilitadora do GP (Grupo de Pais) DIJ/FEPb
Facilitadora do Grupo de Juventude da UEDVL

NOÇÕES BÁSICAS DOS CHACRAS & O ESPIRITISMO


FACILITADORA: IARA DA SILVA MACHADO
JUVENTUDE DA UEDVL


1 - O QUE SÃO OS CHACRAS?
SÃO RODAS DE ENERGIA OU FLUTUAÇÕES QUÂNTICAS* DOS CORPOS ESPIRITUAIS, TENDO UM PAPEL IMPORTANTE NÃO SOMENTE NO QUE SE REFERE À SAÚDE FÍSICA DO INDIVÍDUO, MAS TAMBÉM NO SEU COMPORTAMENTO.
*O CAMPO QUÂNTICO É O MUNDO IMPONDERÁVEL ONDE HÁ A MATRIZ DO MUNDO MATERIAL E DE TODOS OS SEUS FENÔMENOS. É A DIMENSÃO MENTAL DO SER, ONDE A DIMENSÃO MENTAL DO SER PRESIDE E DEFINE O CAMPO ELETROMAGNÉTICO SEMIMATERIAL DO PSICOSSOMA (PERISPÍRITO – CAMPO PRIMORDIAL DO SER IMORTAL, CAMPO ESTE ELETROMAGNÉTICO BIOPOSITIVO).

Fonte: Além da Matéria. Robson Pinheiro. Joseph Gleber (Espírito).

2 – CORRELAÇÃO COM O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
PERGUNTA 146 – A ALMA TEM NO CORPO SEDE DETERMINADA E CIRCUNSCRITA?

RESPOSTA: Não; porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a humanidade.
PERGUNTA 146 a: QUE SE DEVE PENSAR DA OPINIÃO DOS QUE SITUAM A ALMA NUM CENTRO VITAL?

RESPOSTA: Quer isso dizer que o Espírito habita de preferência essa parte do organismo, por ser aí o ponto de convergência de todas as sensações. Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade, esses a confundem com o fluido ou princípio vital. Pode, todavia, dizer-se que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais.
Fonte: Livro dos Espíritos, Allan Kardec. FEB.
3 – CORRELAÇÃO COM EXPOSIÇÃO DE ANDRÉ LUIZ, ESPÍRITO.
SEGUNDO ANDRÉ LUIZ AS TRÊS REGIÕES FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ALMA, E CONSEQUENTEMENTE DE LIGAÇÃO DO PERISPÍRITO AO CORPO FÍSICO SÃO:
- O CENTRO VEGETATIVO LIGADO AO VENTRE, COMO SEDE DAS MANIFESTAÇÕES FISIOLÓGICAS.
- O CENTRO EMOCIONAL, ZONA DOS SENTIMENTOS E DESEJOS, SEDIADO NO TÓRAX.
- O CENTRO MENTAL, MAIS IMPORTANTE POR EXCELÊNCIA, SITUADO NO CÉREBRO.

Fonte: Livro Obreiros da Vida Eterna. Francisco Cândido Xavier. André Luiz (Espírito). Cap. XIII – página 210.

4 – HÁ SETE CHACRAS PRINCIPAIS E 21 CHACRAS MENORES:
OS SETE PRINCIPAIS SÃO:

  • BÁSICO OU GENÉSICO
  • ESPLÊNICO
  • PLEXO SOLAR
  • CARDÍACO
  • LARÍNGEO
  • FRONTAL
  • CORONÁRIO
Fonte: Livro: Além da Matéria. Robson Pinheiro, Joseph Gleber (Espírito)

OS VINTE E UM CHACRAS MENORES SÃO ASSIM LOCALIZADOS:
  • DOIS NAS ORELHAS, PRÓXIMOS A ARTICULAÇÃO DO MAXILAR
  • DOIS NOS MAMILOS
  • UM NA CLAVÍCULA, PRÓXIMO A GLÂNDULA TIREÓIDE
  • DOIS NA PALMA DA MÃO
  • DOIS NA PLANTA DO PÉ
  • DOIS ATRÁS DOS OLHOS
  • DOIS EM LIGAÇÃO COM AS GÔNADAS
  • UM PRÓXIMO AO FÍGADO
  • UM EM CONEXÃO COM O ESTÔMAGO
  • DOIS EM CONEXÃO COM O BAÇO
  • DOIS NA CAVIDADE DO JOELHO
  • UM EM CONEXÃO ESTREITA COM O NERVO VAGO
  • UM PRÓXIMO AO PLEXO SOLAR
Alice A. Bailey. La Guérison Esotérique
5 – CHACRAS:

BÁSICO


LOCALIZAÇÃO: NA BASE DA ESPINHA DORSAL, NO PERÍNEO.
PROPÓSITOS: A SINESTESIA E O MOVIMENTO.
NOTA MUSICAL: DO
GLÂNDULA: SUPRA-RENAL
PLEXO: SAGRADO
COR: VERMELHA
LIÇÃO ESPIRITUAL: INTERAÇÃO COM O MUNDO MATERIAL; SOBREVIVÊNCIA.


ESPLÊNICO

LOCALIZAÇÃO: QUATRO DEDOS ABAIXO DA REGIÃO UMBILICAL – BAIXO VENTRE.

PROPÓSITOS: CONEXÃO EMOCIONAL, CRIATIVIDADE, ENERGIA SEXUAL.
NOTA MUSICAL: RÉ
GLÂNDULA: PÂNCREAS
PLEXO: SOLAR INTERNO, EXTERNO E MÉDIO
COR: LARANJA
LIÇÃO ESPIRITUAL: MANIFESTAÇÃO DO MOVIMENTO; DEIXAR FLUIR; INTERAÇÃO.

PLEXO SOLAR

LOCALIZAÇÃO: PRÓXIMO AO UMBIGO, À ESQUERDA DO ABDOMÊN, ABAIXO DA 10ª COSTELA.
PROPÓSITO: ENTENDIMENTO EMOCIONAL; AUTONOMIA EMOCIONAL.
NOTA MUSICAL: MI
GLÂNDULA: BAÇO
PLEXO: MESENTÉRICO
COR: AMARELA DOURADO
LIÇÃO ESPIRITUAL: ACEITAÇÃO DO PRÓPRIO LUGAR NO MUNDO; PODER PESSOAL; CAPACIDADE DE EXERCER VONTADE PESSOAL.

CARDÍACO

LOCALIZAÇÃO: ENTRE AS OMOPLATAS, NO CENTRO DO PEITO

PROPÓSITO: ABNEGAÇÃO E MANIFESTAÇÃO DOS AFETOS.
NOTA MUSICAL: FA
GLÂNDULA: TIMO
PLEXO: CARDÍACO
COR: VERDE
LIÇÃO ESPIRITUAL: PERDÃO, COMPAIXÃO, CONFIANÇA E AMOROSIDADE.

LARÍNGEO

LOCALIZAÇÃO: BASE DO PESCOÇO, NA GARGANTA.
PROPÓSITO: ASSUMIR RESPONSABILIDADES PESSOAIS NA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.
NOTA MUSICAL: SOL
GLÂNDULA: TIREÓIDE
PLEXO: LARÍNGEO
COR: AZUL PRATEADO
LIÇÃO ESPIRITUAL: APRENDER A RENDER-SE A VONTADE DIVINA DE FORMA HONESTA NA COMUNICAÇÃO PESSOAL.


FRONTAL

LOCALIZAÇÃO: ENTRE OS OLHOS, NO CENTRO DA FRONTE, ENTRE AS SOBRANCELHAS.
PROPÓSITO: INTUIÇÃO E AUTO-CONHECIMENTO.
NOTA MUSICAL: LA
GLÂNDULA: PITUITÁRIA OU HIPÓFISE
PLEXO: FRONTAL
COR: ÍNDIGO BLUE
LIÇÃO ESPIRITUAL: ENTENDIMENTO, DESIDENTIFICAÇÃO MATERIAL E LUCIDEZ ESPIRITUAL.

CORONÁRIO

LOCALIZAÇÃO: TOPO DA CABEÇA, FONTANELA.
PROPÓSITO: SABEDORIA INTUITIVA, CONEXÃO COM A ESPIRITUALIDADE.
NOTA MUSICAL: SI
GLÂNDULA: PINEAL
PLEXO: CORONÁRIO
COR: DOURADO NO CENTRO E PÉTALAS VIOLETAS, TAMBÉM CHAMADO FLOR DE 1000 LÓTUS – BRANCA
LIÇÃO ESPIRITUAL: VIVER O MOMENTO ATUAL RECONHECENDO-SE UM SER ESPIRITUAL.


Adaptado por Iara Machado das fontes de: André Luiz, Joseph Gleber (Espíritos); Eva Reich e Acely Hoveloche.