quarta-feira, 17 de setembro de 2014

XVIII WORKSHOP PSICORPORAL INFANTOJUVENIL

A ARTE DE DESCOBRIR A VIDA!


PAIS, FILHOS E SOCIEDADE.

Como as pessoas chegam a ser o que são? Por que o desenvolvimento humano segue uma direção ou curso?
A Psicologia do Desenvolvimento traz o olhar para os fatores que intervêm na formação e nas mudanças da personalidade no decorrer do tempo.
Os pesquisadores perguntaram-se se a ação humana depende das estruturas anatômicas; se as relações interpessoais, a convivência com outras pessoas em determinado contexto familiar, social e cultural impõem um modo de ser; ou se o desenvolvimento e a conduta humana são voluntários e livres. Essas três grandes questões levaram-nos a classificar os fatores intervenientes no desenvolvimento da personalidade em:
Ø  O dado: compreende a natureza, a herança e as potencialidades que amadurecerão. Faz referência ao presente desde a concepção, embora vá se manifestando posteriormente. Da mesma forma, refere-se ao inato ou co-natural, isto é, ao nascimento com o próprio individuo.
O dado manifesta-se e atualiza-se em diálogo com o mundo, isto é, em função do que este apresenta e propõe.
Ø  O apropriado: o individuo constitui-se a partir desse núcleo que denominamos “o dado” e por meio da apropriação do mundo, ou seja, do não-eu. Essa apropriação faz referência ao aprendido, ao adquirido, ao veículo com o ambiente, com os valores, com a cultura e também à experiência como fator organizador da personalidade.
Ø  A autodeterminação: é o fator característico da livre vontade do individuo. A personalidade constitui-se a partir da espontaneidade natural possibilitada pelo “dado” e pela escolha no âmbito das oportunidades com que o sujeito interage.
  Esse duplo âmbito “exterior” e “interior”, juntamente com a possibilidade de autodeterminação, vem constituindo o estilo do individuo.
Esses fatores se apresentam na vida do ser humano, em gradações específicas a cada história de vida e a individualidade que vinculada ao livre arbítrio e a autodeterminação define o caminho do pensar, sentir e agir do individuo.
Pais e filhos na vida cotidiana refletem-se mutuamente, de tal modo que o equilíbrio desta trindade (pai, mãe e filho) está na qualificação dos cuidadores ao olhar para si mesmo, buscando ajustes íntimos, e daí por diante auxiliar os filhos a serem agricultores de boas sementes no seu mundo interior, trazendo para o exterior uma cota saudável de harmonia social.
Texto adaptado por Iara Machado do livro Chaves para a Psicologia do Desenvolvimento. Griffa & Moreno. Paulinas. Tomo 1.


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