A ARTE DE DESCOBRIR A VIDA!
PAIS, FILHOS E SOCIEDADE.
Como as pessoas chegam a ser o que são? Por que o desenvolvimento
humano segue uma direção ou curso?
A Psicologia do Desenvolvimento
traz o olhar para os fatores que intervêm na formação e nas mudanças da
personalidade no decorrer do tempo.
Os pesquisadores perguntaram-se
se a ação humana depende das estruturas anatômicas; se as relações
interpessoais, a convivência com outras pessoas em determinado contexto
familiar, social e cultural impõem um modo de ser; ou se o desenvolvimento e a
conduta humana são voluntários e livres. Essas três grandes questões
levaram-nos a classificar os fatores intervenientes no desenvolvimento da
personalidade em:
Ø O
dado: compreende a natureza, a herança e as potencialidades que amadurecerão. Faz
referência ao presente desde a concepção, embora vá se manifestando
posteriormente. Da mesma forma, refere-se ao inato ou co-natural, isto é, ao
nascimento com o próprio individuo.
O dado
manifesta-se e atualiza-se em diálogo com o mundo, isto é, em função do que
este apresenta e propõe.
Ø O
apropriado: o individuo constitui-se a partir desse núcleo que denominamos “o
dado” e por meio da apropriação do mundo, ou seja, do não-eu. Essa apropriação
faz referência ao aprendido, ao adquirido, ao veículo com o ambiente, com os
valores, com a cultura e também à experiência como fator organizador da
personalidade.
Ø A
autodeterminação: é o fator característico da livre vontade do individuo. A
personalidade constitui-se a partir da espontaneidade natural possibilitada
pelo “dado” e pela escolha no âmbito das oportunidades com que o sujeito
interage.
Esses fatores
se apresentam na vida do ser humano, em gradações específicas a cada história
de vida e a individualidade que vinculada ao livre arbítrio e a
autodeterminação define o caminho do pensar, sentir e agir do individuo.
Pais e filhos
na vida cotidiana refletem-se mutuamente, de tal modo que o equilíbrio desta
trindade (pai, mãe e filho) está na qualificação dos cuidadores ao olhar para
si mesmo, buscando ajustes íntimos, e daí por diante auxiliar os filhos a serem
agricultores de boas sementes no seu mundo interior, trazendo para o exterior
uma cota saudável de harmonia social.
Texto adaptado por Iara Machado do livro Chaves para a Psicologia do
Desenvolvimento. Griffa & Moreno. Paulinas. Tomo 1.
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