sexta-feira, 18 de abril de 2014

A RODA DA CURA

Iara da Silva Machado
Todo lugar é um lugar sagrado. Cada centímetro da Mãe Terra possui uma energia especial que está em conexão com algum ser vivo e merece, portanto, ser honrado. A Roda de Cura é uma expressão física do conhecimento desta verdade e pode ser usada para estabelecer um espaço sagrado ritualístico. É constituída pelo posicionamento em círculo, de doze grandes pedras, a intervalos regulares, como os números indicadores das horas no mostrador de um relógio.
A disposição das pedras segue as direções do SUL, o lugar da criança, onde a vida começa, depois o OESTE, em seguida o NORTE, e finalmente o LESTE. As energias penetram pela porta Oriental.
A Roda de Cura é utilizada para manter unidas as energias da natureza viva, o Povo de Pedra, a Mãe Terra, o Pai Céu, o Avô Sol, a Avó Lua, a Grande Nação das Estrelas, os Subterrâneos, o Povo-em-Pé (As Árvores), os Duas Pernas (Os Humanos), os Irmãos e Irmãs do Céu e os Seres-Trovão. São todos nossos parentes.
Uma cerimônia é uma forma de reconhecer, admitir e louvar as conexões existentes entre todas as formas de vida, expressando a gratidão pelos cantos, danças e rituais diversos. Ela é sempre realizada sob a orientação e proteção do Grande Espírito e do Grande Mistério.
A Roda de Cura é um símbolo da Roda da Vida, em perene movimento, trazendo sempre novas lições, as novas verdades a medida que avançamos no Caminho.
A Roda de Cura nos ensina que todas as lições da vida são válidas, bem como todos os dons e talentos que foram concedidos pelo Grande Mistério.
A Roda de Cura é um caminho para a Verdade, a Paz e a Harmonia. A roda nunca para de rodar. A Vida não tem fim!
Vivenciando as experiências da Boa Estrada Vermelha, aprendemos a Lição desta vida, aprendemos o que significa, realmente, ser humano.
Esta estrada corta a Roda de Cura, vinda do Sul em direção ao Norte. Depois de passar pelo Portal da Morte, ingressamos na Estrada Azul ou Negra, o mundo dos Avôs e das Avós. Todos continuamos a aprender na esfera espiritual, por meio dos conselhos concedidos àqueles que permanecem na Boa Estrada Vermelha. A Estrada Azul corta a Roda de Cura no sentido leste-oeste.
A Roda de Cura representa a vida, a Vida após a vida, o renascimento e um louvor a cada uma das etapas do Caminho.

Fonte: Adaptado do livro Cartas Xamânicas. Jamie Sams & David Carson. Ed. Racco

Nenhum comentário:

Postar um comentário