quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONSCIÊNCIA TRANSPESSOAL FUNDAMENTOS QUÂNTICO HOLOGRÁFICOS


Com DR. FRANCISCO DI BIASE


Teoria Holoinformacional da Consciência
-Relações da Física Quântico-Holográfica com os Campos Morfogenéticos
-Sistemas Holográficos
-Matéria e Mente
-O Reencontro da Ciência com a Consciência
-O universo holográfico
-A dinâmica  Quântica-Cerebral
-O Campo Unificado da Consciência.


Dr. Francisco Di Biase - Grand Phd é neurocirurgião, pesquisador da consciência Full Professor, Works Information Distributed University – Bélgica. Honorary Professor da Albert Scheweitzer Internacional University, Suiça. Professor de Pós Graduação em Psicologia Transpessoal Ciências Holísticas e Estudos da Consciência, Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda, RJ. Membro da New York Academy of Sciences.
Autor de Vários livros, dentre os quais:
*Ciência Espiritualidade e Cura
*Caminhos do Sucesso
*O Homem Holístico.


Inscrições e Informações
Instituto Serra da Portaria – 3942-1892 / 9936-2466 ou pelo site:

Data: 24 e 25 de novembro de 2012, em Goiânia – GO.
Vagas Limitadas

Vivência em Lothlorien - Encontro de Mulheres


A FAMÍLIA E A VIDA MORAL


IARA DA SILVA MACHADO

Em cada época, a realização da moral é inseparável de certos princípios básicos ou regras básicas de comportamento que a sociedade em seu conjunto, ou uma de suas partes, apresenta a toda a comunidade social ou a um grupo de seus membros.


Esses princípios morais básicos nascem da relação com determinadas necessidades sociais, e a realização da moral tem vinculação com as condições sociais as quais se refere, com as aspirações e interesses que os inspiram e com o tipo concreto de relações humanas que pretendem regulamentar.


Essas reflexões trazidas por Adolfo Sanchez Vãzquez, no livro Ética, traz a percepção do quanto as avaliações acerca da conduta humana não deveriam ser pautadas num único foco do “eu acho isso ou aquilo do outro”, porque o ato moral implica a consciência e a liberdade, mas só pode ser livre e consciente a atividade dos indivíduos concretos, por isto, em sentido próprio, tem caráter moral somente os atos dos indivíduos enquanto seres conscientes, livres e responsáveis, ou também os atos coletivos, enquanto forem planejados em conjunto e realizados conscientemente em comum por diferentes indivíduos. Assim, portanto, o verdadeiro agente moral é o indivíduo como ser social.


A família por ser a forma mais elementar e mais primitiva de comunidade humana foi chamada de célula social. Nela se realiza o princípio da propagação da espécie e se desenrola, em grande parte, o processo de educação do indivíduo nos seus primeiros anos, assim como a formação da sua personalidade, por tudo isto, assume grande importância do ponto de vista moral.


Em sentido estrito, a família é a comunidade formada por pais e filhos. Na família articulam-se laços naturais ou biológicos e relações sociais que prevalecem e influem sobretudo na forma e na função da comunidade familiar. Sua base é o amor como sentimento que se eleva sobre a atração mútua de caráter sexual, alicerçando assim em bases mais sólidas a união dos cônjuges.


Na atualidade novos mecanismos relacionais se apresentam como desafio para a harmonia familiar, no sentido da educação infantojuvenil, na globalização, nas reformulações de interesses que permeiam a família nos níveis material, emocional, intelectual e espiritual.


A moral, no sentido de um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal, tem sido testada todos os dias nas relações doméstico-familiares, quando as convicções internas dos pais ou cuidadores são confrontadas pelas ideias dos jovens contemporâneos, solicitando um olhar novo para algumas ações e a firmeza de argumentos ditos antigos, no entanto, atuais e necessários para a ordem e o equilíbrio do desenvolvimento do ser que estagia na juventude, acreditando muitas vezes que tem o controle remoto do mundo nas mãos, convidando subconscientemente os pais para ajuda-los a sair deste equívoco e mesclar o novo com o velho, o bom lado do novo e o útil lado do velho como parceiros de evolução para uma qualidade de vida melhor para muitos no âmbito da família, qualificando assim a própria sociedade para melhor.



PARA:
PBNOTICIAS – OUTUBRO/2012    

IV EPJA- PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE JOANNA DE ANGELIS



Palestra no Cosmo


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

XVI WORKSHOP PSICORPORAL INFANTO JUVENIL



01 de setembro de 2012 – ouro branco hotel / João pessoa / pb

   OBJETIVO

FACILITAR A EXPRESSÃO ESPONTÂNEA DO CUIDAR A PARTIR DO LÚDICO CORPORAL VIVENCIAL, CONTRIBUINDO NO PROCESSO PREVENTIVO DA QUALIDADE DO POTENCIAL ENERGÉTICO QUE SE REFLETE NA ALEGRIA DE VIVER.


PÚBLICO ALVO



CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 08 A 15 ANOS.


 COORDENAÇÃO GERAL



IARA DA SILVA MACHADO – PSICÓLOGA CLÍNICA. CRP13/2262

 FACILITADORA TÉCNICA


MARILURDES DOMINGUES DE QUEIROZ – PSICÓLOGA CLÍNICA. CRP13/5021

   FACILITADORA DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO


IRALDIZA DA SILVA MACHADO – PUBLICITÁRIA

  OFICINA DE YOGA



INSTRUTORA: JUSTINA FERREIRA LOPES

OFICINA AQUÁTICA






EDUCADORAS FÍSICAS: ANA DE LOURDES CORTES & ROSA DE LOURDES CORTES FREITAS




OFICINA LÚDICA PSICORPORAL






PSICÓLOGA: IARA DA SILVA MACHADO

VIVÊNCIA DE BIODANÇA






FACILITADORAS: ROSSANA LOPES & VIRGIVANE FEITOSA






“TODA CRIANÇA TRAZ EM SI A MENSAGEM DE QUE DEUS NÃO DESANIMA.”
(TAGORE)

PROCESSO DE MEMÓRIAS PROFUNDAS - DMP





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ciclo de Palestras 2012 Momento de Mudança Planetária



Ciclo de Palestras  2012 Momento de Mudança Planetária
A UNIPAZ PERNAMBUCO
Convida você na próxima quarta-feira,  10 de outubro, horário de 19:30h às 21:30h, em sua sede, para palestra
CORPO E RECONHECIMENTO DA NOSSA HISTORIA 
com JAYME PANERAI ALVES - psicólogo, membro do Libertas.
Uma abordagem para orientar o encontro com nossa inteireza a partir de nossa memória mais arcaica: o corpo. Uma reflexão da nossa historia presente no corpo e seus efeitos no cotidiano e na saúde.
 
 
 Entrada
 2 kilos de alimento ou material de limpeza.
A Unipaz Pernambuco tem como missão disseminar uma Cultura de Paz considerando a ecologia pessoal, social e ambiental através do "Cuidar do Ser" com base na abordagem sistêmica desenvolvida pela Universidade Internacional da Paz, fundada por Pierre Weil.

Endereço: Rua Enéas de Lucena 244, Encruzilhada, Recife PE.

O ENNEAGRAMA NO DMP


   
     As  nove  paixões  do  Enneagrama aplicadas ao Deep Memory Process/DMP

Preâmbulo

Esse texto destina-se aos graduados em DMP ou a pessoas que participaram de pelo menos dois módulos do treinamento.

2011 foi um ano marcado para nós pela inesperada passagem de Roger Woolger.

Assumi, no Brasil, com o apoio de vários colegas reunidos do Comitê Brasileiro e Internacional de DMP,  a responsabilidade de dar continuidade ao seu trabalho  e assim  tenho feito prosseguindo com as formações em alguns locais do país.

Há algum tempo atrás, numa reunião em São Paulo com Marilena Bigoto e Alberto Boarini, Marilena, uma especialista no enneagrama e também assistente do Roger, pensou em oferecer um novo trabalho para todos os graduados.

Sugeri então explorar o Enneagrama da Personalidade através do DMP, para dar continuidade e aprofundar o nosso trabalho de autodesenvolvimento, treinamento e formação.

Minha trajetória

A proposta é oferecer a todos os graduados em DMP, um ciclo avançado de quatro módulos e meio no qual exploraremos as nove paixões do enneagrama usando, para induzir as regressões, as fixações de caráter, que definem aquilo que costumamos chamar de humano.
Para os ainda não familiarizados, essas são as 9 paixões do enneagrama:

                             
 1.Ira                                                  
 2. Orgulho                                   
 3. Falsidade ou Auto-Engano     
 4. Inveja                                       
 5 . Apego ou Avareza  
 6. Medo   
 7. Desmesura ou gula  
 8. Luxúria   
 9. Indolência ou Preguiça


 1.  Enneagrama - O Primeiro Elemento

Em 1987, quando fui apresentado ao enneagrama por Doro, meu mentor em terapia, esse conhecimento pertencia a uma tradição “secreta”, transmitida somente por via oral. Doro tinha participado dos dois primeiros encontros na Arica, Chile, durante o qual Oscar Ichazo entregou aos participantes os fundamentos do enneagrama. Doro tinha também colaborado e sido aluno de Cláudio Naranjo, outro nome fundamental na divulgação desse antigo sistema sufi .

O enneagrama, como diagrama de infinitas funções, foi entregue por Gurdjeff, no início do século XX, mas não era ainda usado por ele como uma tipologia psicológica.  Somente um esboço pouco esclarecedor havia sido até então publicado, em 1975, em “Transpersonal Psychologies” por John C. Lilly e Hart.

Assim tive o privilégio de ser apresentado a esse conhecimento quando ele ainda não havia sido alterado, adaptado, modificado, reinterpretado e, as vezes, adulterado por uma miríade de livros e autores, a partir da primeira publicação do livro de Helen Palmer, ela mesma aluna de Naranjo, em 1988.

Hoje, o enneagrama tornou-se lugar comum e ferramenta privilegiada de coachers e consultores empresariais de todos os matizes. 

Sugiro que o enneagrama repita no mundo pós-moderno o caminho que ele mesmo afirma descrever, ou seja, o caminho da queda do paraíso para o mundo da consciência e dos conflitos. Assim, o enneagrama deixou de ser um ensinamento sagrado e secreto para tornar-se uma ferramenta de otimização de lucros empresariais. A força da gravidade, gravitas, como gostava de dizer Roger, parece de fato ser inexorável, nesse fundo de poço, Kali Yuga, a cosmológica Idade de Ferro hinduísta, na qual a humanidade se encontra.

Assim não trabalhei e estudei o enneagrama através livros, que não existiam naquela época, mas através de uma prática oral e vivencial durante infindáveis sessões de terapia em grupo, muitas vezes imerso  em intensos estados alterados de consciência. Aprendi olhando para mim e para meus colegas durante essas experiências.

 2.  DMP - O Segundo Elemento

O DMP trabalha complexos existenciais e traumas através de um psicodrama individual. Todos nós conhecemos e apreciamos seu imenso potencial de transformação e a profundidade de seu alcance  na cura da psique e alma.
  
3.  DMP + Enneagrama - Uma síntese

Não tenho conhecimento de um trabalho que una essas duas poderosas abordagens de autoconhecimento. Minha proposta é reunir grupos de dmpistas certificados para explorarmos juntos o potencial terapeutico e de autoconhecimento dessa síntese.

Para unir as duas, será agregada uma literatura psicológica-espiritual-filosófica,  já que o autoconhecimento pode ser, além de um trabalho psicológico, também ferramenta de crescimento espiritual e filosófico. Aqui me identifico com o sufismo iraniano da época de um Rumi, Ibn-Al-Arabi e Suhrawardi, sábios que postulavam que um místico deve ser  sempre também um filósofo.


O Projeto Piloto :

Para introduzir o projeto, teremos um workshop de fim de semana


O Enneagrama no DMP:  A Inveja


                             Com Marco André Schwarzstein



 A inveja é a mais vergonhosa e portanto oculta e inconsciente das paixões humanas. Muitos se reconhecem vaidosos, preguiçosos ou gulosos, porém é raro alguém se declarar invejoso. Portanto a inveja está presente em todas as nossa rixas com o Outro, envenenando nossas vidas e intoxicando o planeta.

Serão sugeridas leituras preparatórias opcionais. Não pretendo “ensinar” a teoria e a prática do enneagrama. Claro que passaremos também por ele mas o enfoque, como ensinou Roger, será eminentemente prático. Vamos estudar a inveja em regressões: estudaremos formas de indução e de cura para nossas histórias invejosas, presentes e passadas.

Como livro recomendado para esse módulo, sugiro “A Cabala da Inveja”, de Nilton Bonder.

Bonder, um rabino da linhagem dos hassidins (os piedosos), escreveu um livro breve e brilhante sobre o tema. E isso vai abrir portas para uma terceira inserção em nossos estudos, o tradicional ensino da Cabala.

A partir desse final de semana, de sua repercussão e do interesse despertado, poderemos discutir conjuntamente o formato dessa formação avançada:  

“O Enneagrama no DMP”.

Fico à disposição de vocês para qualquer informação adicional.

Com um abraço,

Marco André Schwarzstein

marcndre@gmail.com
(061) - 99755969