sexta-feira, 27 de agosto de 2021

A SOMATOPSICODINÂMICA O PRIMEIRO NÍVEL - PARTE II


Iara da Silva Machado

Psicóloga Clínica Esp.

Psicóloga Transpessoal

Psicoterapeuta em Análise Bioenergética


O primeiro nível da sistemática reichiana da patologia no sistema integrativo humano está associado à região dos olhos, ouvido e nariz.

Nesta síntese abordaremos o ambiente ocular de modo prioritário, uma vez que a função ocular é de fundamental ancoragem da linguagem humana por toda vida, salvo as pessoas que nascem ou adquirem cegueira ocular, e desenvolvem mecanismos compensatórios fantásticos para “vê o mundo”. (grifo pessoal).

Todas as chamadas doenças orgânicas, no nível dos olhos, tem sua etiopatogenia numa estase energética. Essa estase (estagnação) é um terreno propício para o desenvolvimento de micróbios, fungos, vírus que se encontram na sua pele.

A sintomatologia de um processo inflamatório é o mecanismo biológico de eliminação do excesso energético local, mas quando há desenvolvimento de um microorganismo, encontramos o que se chama infecção.

Todas as manifestações de degenerescência conduzem à cronicidade, pois a energia local estagnada perturba o metabolismo das células da zona em questão. Notemos que estas considerações de patologia geral valem também para todas as doenças.

Entre as doenças mais significativas, no que se refere aos olhos tem-se:

  • Blefarites, inflamações das bordas das pálpebras.

  • Terçol, inflamação de uma glândula da borda das pálpebras.

  • Calázio, inflamação crônica degenerativa de uma glândula da borda da pálpebra (Mobius).

  • Conjuntivites, inflamação da mucosa da parede interna das pálpebras: agudas, crônicas, alérgicas, infecciosas.

  • Tracoma, inflamação crônica degenerativa da mucosa conjuntiva, endêmica nos países ensolarados.

  • Ceratites, inflamação das córneas.

  • Irites, inflamação da íris.

  • Oftalmias, inflamação de todo globo ocular.

As perturbações clássicas da visão são sempre consequência de uma tensão crônica dos músculos externos do olho e do músculo ciliar, que é interno. São elas:

  • Astigmatismo

  • Miopia

  • Hipermetropia

  • Presbiopia (vista cansada)

Todas as perturbações da visão são acompanhadas de uma tensão crônica dos músculos do pescoço. Esse bloqueio do pescoço se explica pelo esforço no nível dos olhos, o que obriga o individuo a manter sua cabeça alta; esse mecanismo de defesa é indicador de uma posição narcisista excessiva, sendo o enrijecimento do pescoço e o levantar da cabeça a resposta a uma situação vivida como perigosa.

Para corrigir as perturbações da visão é apropriado aconselhar um regime alimentar pobre em açucares e proteínas, assim como abluções com água fria nos olhos, pois a água receptora de energia elimina o excesso estagnado.

Ainda na diferenciação entre o ato de ver e de olhar, dizemos que o olhar faz parte do narcisismo sadio, uma manifestação afetiva para consigo mesmo (donde a cegueira de Édipo (Complexo de) como autopunição). A função visual é muitas vezes reprimida por um tipo de “educação” que proíbe...ver certas coisas! Isso permite compreender porque , frequentemente os primeiros óculos são usados na adolescência e que a miopia, por exemplo, tenha uma base psicossomática bastante difusa. A reação às frustrações pode também se concretizar sob a forma de um estrabismo, de um blefaro-espasmo, de um tique nas pálpebras, ou nos casos graves, de uma cegueira histérica. 

 Os olhos são janelas da Alma...portas para acessar o coração.


FONTE: A SOMATOPSICODINÂMICA. Sistemática reichiana da patologia e da clínica médica. Federico Navarro. São Paulo. Summus Editorial, 1995.