segunda-feira, 14 de junho de 2021

A INTIMIDADE DA PSICOLOGIA NO EXERCÍCIO CONTÍNUO DE SER UM HUMANO!

Os aspectos psíquicos do humano implicam pensamentos, sentimentos e ações que exigem níveis cada vez mais elaborados de equilíbrio e harmonia.



A cada dia, o desafio é a busca da conexão consigo, para filtrar pensamentos úteis ao programa diário de satisfação, onde o resultado íntimo seja ético, isto é, em alinhamento com o bem estar de si e dos outros.

No entanto, esse campo de escolhas consciente do que validar em termos de pensamento, deve está uníssono com o âmbito da sensibilidade afetiva, o teor das emoções precisa está bem afinado com a escolha das ideias, para que a síntese mente/coração traduzam com o máximo de fidelidade a periferia, ou seja, a ação apresentada ao mundo exterior.

Essa dança entre o interior e o exterior do Ser mostra se a pessoa está se apresentando com menos ou mais humanidade.

Nestes dias de tanta mudança imposta de fora para dentro, se faz urgente essa auto análise, esse auto exame consciente, pois que a intimidade de cada pessoa, no conjunto das habilidades de pensar, sentir e fazer, traduz o quanto da raça humana, que estamos inseridos, está se configurando.

A média planetária se dá com a participação energética de cada um, o humano vê e enxerga para além das próprias necessidades, sente e percebe o outro enquanto continuidade de si mesmo, vivendo a busca da fraternidade, afirmando que não é possível a felicidade individual, a alegria e o bem estar, se houver no mundo lá fora um ser vivo faminto de pão e de amor.



Por onde começar?

Dentro de Si e na expansão para os companheiros e companheiras do caminho na senda da micro família...daí para o social mais próximo, e seguindo...como uma pedrinha jogada num rio de águas calmas, que ao ser lançada abre ondas em expansão ao seu redor, assim pode ser a humanidade, do centro de si, em ações positivas e benéficas, ir abrindo e expandindo o bem, espalhando luz e vivendo amor.

A intimidade da psicologia na pessoa também pode ser uma escolha de servir bem a si e servir cada vez melhor os outros, e vir compreendendo que a humanidade se revela na alegria de ser útil a VIDA!

Iara da Silva Machado

Psicóloga Transpessoal. CRP13/2262 ALUBRAT 201742

01 de junho de 2021.